domingo, 18 de julho de 2010

Tecnologia na Educação - Mapa Conceitual



No ambiente escolar a tecnologia é um instrumento facilitador na aprendizagem, permitindo uma colaboração entre professor e aluno, fazendo com que haja uma transformação na prática pedagógica.
A comunicação e informação são importantes para o funcionamento e o desenvolvimento da educação, pois auxiliam nas aulas para um maior rendimento escolar.

domingo, 4 de julho de 2010

Testando com cruzadas - Energia

ENERGIA:

A dependência do ser humano em relação à energia acompanha a história de toda e qualquer sociedade humana.
Na vida cotidiana, fala-se constantemente de energia. Por exemplo, se uma pessoa é muito ativa e não se cansa depois de muitas horas de trabalho, diz-se que ela está cheia de energia. A o contrário, quando alguém se mostra esgotado, diz-se que perdeu ou gastou muita energia. Esta associação da energia com o esforço e o trabalho é a que se utiliza em Física para defini-la.
“Energia é a capacidade de realizar um trabalho”.
A propriedade mais importante da energia é que ela se transforma, mas não é possível criar energia do nada. Por exemplo, a energia elétrica pode ser empregada para acender uma lâmpada (energia luminosa), para fazer funcionar uma cozinha (energia calorífica) ou para acionar um ventilador (energia de movimento).
A energia que usamos vem de fontes energéticas não-renováveis, as quais se esgotarão, ou de fontes energéticas renováveis, as quais estão em constante renovação na natureza.
Como exemplos de fontes de energia não-renováveis têm o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Essas fontes são muito usadas atualmente e a certeza de que se esgotarão no futuro, além da poluição que geram, levou a uma procura de novos tipos de energias. Essas pesquisas objetivam encontrar alternativas renováveis e limpas, ou seja, fontes de energia que não poluem o meio ambiente.
Unidades:
As unidades pelas quais se expressa a energia são as mesmas utilizadas para calcular o trabalho. No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade correspondente é o Joule (J). Por razões históricas e práticas, em algumas ocasiões usam-se outras unidades de energia. Quando se fala de energia calorífica, costuma-se medir em calorias (cal). No caso de energia elétrica, mede-se em quilowatt/hora (KWh).

Fontes de energia alternativas (renováveis) de energia:
ENERGIA SOLAR – o aproveitamento da energia solar oferece muitas vantagens, isto ocorre porque esse tipo de energia é produzido por meio da captação da radiação do sol, que além de ser fonte inesgotável, é um tipo de energia que não polui, podendo, inclusive, ser obtida em qualquer ponto do planeta.
BIOGÁS - existe grande quantidade de lixo produzido diariamente que é um problema sério e uma das soluções é a produção do biogás. Para que o lixo forneça energia, é preciso que se dê a transformação dos gases emitidos durante a decomposição da biomassa que existe no lixo em gás combustível. O biogás também pode ser obtido a partir da fermentação de esterco, folhas de árvores, bagaço de cana-de-açúcar e outros compostos orgânicos.
ENERGIA EÓLICA – a força do vento, usada desde a Antiguidade, é uma importante energia renovável. Ela é obtida por um aero gerador, que é um conjunto de dois equipamentos: uma turbina eólica e um gerador elétrico a ela acoplado. A geração de energia eólica traz poucos impactos ambientais, pois não usa água em sua produção e não gera gases poluentes.
BIOCOMBUSTÍVEL – biodiesel é o nome popular dos biocombustíveis que são obtidos a partir de mamona, girassol, cana-de-açúcar, babaçu e soja. Polui menos que do que o diesel e gera emprego e renda no meio rural. O etanol, álcool produzido da cana-de-açúcar, também é um biocombustível.

A energia deve ser usada com responsabilidade, devemos procurar reduzir o consumo da energia proveniente das fontes esgotáveis, contribuindo desta maneira, para o uso sustentável das fontes energéticas, colaborando para a proteção do planeta e garantindo o futuro das próximas gerações.




Teste seus conhecimentos completando a palavra cruzada:

Horizontais:
1.O--------------------- é uma fonte de energia não-renovável.
2.Energia ----------------------- : é aquela que está em constate renovação na Natureza.
3.--------------------------:transforma a força do vento em energia eólica.
4.As energias renováveis também são chamadas energias------------------------.
5.tipo de energia renovável cuja fonte é o Sol.

Verticais:
1.A--------------------- é a capacidade de realizar trabalho.
2.A força do vento pode gerar energia--------------------.
3.O--------------, álcool produzido da cana-de-açúcar, é um bicombustível.
4.Tipo de energia alternativa proveniente do lixo.
5.Biocombustíveis são conhecidos como--------------------.